segunda-feira, 23 de julho de 2007

Amanita muscaria

namaste ..
Bom, esse aí sou eu segurando um Amanita muscaria. Esse fungo não é comestível. Ou, como já ouvi por aí, todos são. Alguns somente uma vez. De qualquer forma eu não aconselho a ingestão de seu carpóforo (cogumelo). Ele produz um composto muito tóxico, chamado muscarina. Inclusive esse nome foi dado porque antigamente, na França se não me engano, usava-se o extrato deste cogumelo para matar moscas. Algumas pessoas se aventuram em ingerir este fungo em busca de auto-conhecimento, já que possui propriedades alucinógenas... bem fortes por sinal. Mas, mais uma vez, eu desaconselho. É altamente hepato-tóxico, embora exista uma maneira menos nociva de consumí-lo. Bem, o que eu estou fazendo com ele na mão então? É claro que apenas posei pra foto.. não mordi o cogumelo. Eu estava voltando de uma coleta de cogumelos (de caráter científico e não xamânico) quando vi esta maravilha da natureza. É realmente muito bonito e todos que estavam comigo ficaram emocionados ao avistá-los no solo. Não é muito fácil de encontrar. Até mesmo por isso muitos acham que ele existe apenas em desenhos animados e contos infantis, onde sapos e duendes habitam seu interior. O fato é que, se ele habitar o seu interior, você poderá falar com sapos e ver duendes.